Mais de 700 mil acidentes de trabalho acontecem por ano no Brasil. Pela média histórica, mais de 2.700 trabalhadores, perdem suas vidas a cada ano exercendo atividades laborais, de acordo com dados da SmartLab de Saúde e Segurança do Trabalho.
Por isso, o mês de abril é dedicado a conscientizar toda a sociedade para a proteção da saúde, da segurança e da prevenção de riscos no meio ambiente do trabalho. A escolha foi feita após a instituição do dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho e pela Lei federal 11.121/2005.
Aqui no Rio de Janeiro, o Ministério Público do Trabalho realiza um importante papel dedicado à causa. Trata-se do programa “Abril Verde” que tem como metas a luta pela preservação aos riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Durante todo o mês, a cada ano, a instituição intensifica ações como debates, eventos e entrevistas para
sensibilizar a população sobre os problemas ambientais que afetam a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Na Alerj, apresentei projeto de lei para alterar a Lei 4710/2006 instituindo a “Semana de Valorização da Vida do Trabalhador”, a ser realizada, anualmente, na semana que compreende o dia 28 de abril. A proposta é, entre outras ações, promover a cultura da prevenção às doenças, em especial as ocupacionais e os acidentes de trabalho, lembrar e homenagear, anualmente, aqueles que perderam sua vida ou a saúde, nos locais de trabalho e chamar atenção do Estado para a diminuição dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
É de extrema importância criar campanhas de esclarecimento nas escolas públicas e privadas e conscientizar sobre a importância da implementação de medidas de Proteção
Individual e Coletiva na eliminação ou redução dos acidentes.