Abril Verde: mais prevenção no trabalho, mais vida!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Mais de 700 mil acidentes de trabalho acontecem por ano no Brasil. Pela média histórica, mais de 2.700 trabalhadores, perdem suas vidas a cada ano exercendo atividades laborais, de acordo com dados da SmartLab de Saúde e Segurança do Trabalho.

Por isso, o mês de abril é dedicado a conscientizar toda a sociedade para a proteção da saúde, da segurança e da prevenção de riscos no meio ambiente do trabalho. A escolha foi feita após a instituição do dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho e pela Lei federal 11.121/2005.

Aqui no Rio de Janeiro, o Ministério Público do Trabalho realiza um importante papel dedicado à causa. Trata-se do programa “Abril Verde” que tem como metas a luta pela preservação aos riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Durante todo o mês, a cada ano, a instituição intensifica ações como debates, eventos e entrevistas para
sensibilizar a população sobre os problemas ambientais que afetam a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Na Alerj, apresentei projeto de lei para alterar a Lei 4710/2006 instituindo a “Semana de Valorização da Vida do Trabalhador”, a ser realizada, anualmente, na semana que compreende o dia 28 de abril. A proposta é, entre outras ações, promover a cultura da prevenção às doenças, em especial as ocupacionais e os acidentes de trabalho, lembrar e homenagear, anualmente, aqueles que perderam sua vida ou a saúde, nos locais de trabalho e chamar atenção do Estado para a diminuição dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É de extrema importância criar campanhas de esclarecimento nas escolas públicas e privadas e conscientizar sobre a importância da implementação de medidas de Proteção
Individual e Coletiva na eliminação ou redução dos acidentes.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

André Ceciliano anunciou que vai se reunir com o Ministério Público e que estuda propor

Através da Lei 9.515/21, parlamento doou R$ 20 milhões pra restruturação do arquivo municipal e

Embora o Rio de Janeiro produza quase 70% do gás natural do país, Governo federal

A histórica Fazenda Campos Novos fica localizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O

O deputado André Ceciliano (PT) cumpriu uma extensa agenda política nesta segunda-feira (16/5) nas cidades

Ceciliano defendeu o protagonismo das universidades para recuperação econômica do Rio As ações do presidente

A Comissão Especial de Acompanhamento do Programa Supera RJ, criada pela Assembleia Legislativa do Estado