Abril Verde: mais prevenção no trabalho, mais vida!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Mais de 700 mil acidentes de trabalho acontecem por ano no Brasil. Pela média histórica, mais de 2.700 trabalhadores, perdem suas vidas a cada ano exercendo atividades laborais, de acordo com dados da SmartLab de Saúde e Segurança do Trabalho.

Por isso, o mês de abril é dedicado a conscientizar toda a sociedade para a proteção da saúde, da segurança e da prevenção de riscos no meio ambiente do trabalho. A escolha foi feita após a instituição do dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho e pela Lei federal 11.121/2005.

Aqui no Rio de Janeiro, o Ministério Público do Trabalho realiza um importante papel dedicado à causa. Trata-se do programa “Abril Verde” que tem como metas a luta pela preservação aos riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Durante todo o mês, a cada ano, a instituição intensifica ações como debates, eventos e entrevistas para
sensibilizar a população sobre os problemas ambientais que afetam a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Na Alerj, apresentei projeto de lei para alterar a Lei 4710/2006 instituindo a “Semana de Valorização da Vida do Trabalhador”, a ser realizada, anualmente, na semana que compreende o dia 28 de abril. A proposta é, entre outras ações, promover a cultura da prevenção às doenças, em especial as ocupacionais e os acidentes de trabalho, lembrar e homenagear, anualmente, aqueles que perderam sua vida ou a saúde, nos locais de trabalho e chamar atenção do Estado para a diminuição dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É de extrema importância criar campanhas de esclarecimento nas escolas públicas e privadas e conscientizar sobre a importância da implementação de medidas de Proteção
Individual e Coletiva na eliminação ou redução dos acidentes.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Presidenta do PT diz que papel do ex-secretário de Assuntos Federativos vai além da sua

Lei determina a instalação de composteiras orgânicas nas escolas e foi proposta através da plataforma

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano

Fotos: Antônio Pinheiro O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrastou uma multidão pelas ruas

O Circo Voador, na Lapa, ficou lotado na noite desta quinta-feira (06/10), em um ato

Em clima festivo, o candidato ao Senado pela Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), André Ceciliano,

Foto: Reprodução / Instagram O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), votou na manhã deste