Pisando no tomate

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A presidenta Dilma enfatiza, sempre, que não será adotada fórmula de combate à inflação que impeça o país de crescer e os pobres de continuar melhorando  de vida. Isso reflete o compromisso, iniciado com a eleição de Lula, há dez anos, que levou o povo brasileiro a ascender socialmente e promover drástica correção de rumos no País.

Mas bastou o tomate subir de preço para voltarem à cena as previsões catastrofistas repetidas desde a saída dos tucanos do poder, pela mão do povo brasileiro, no pleito de 2002. Com que cara ficarão os arautos do caos, ao verem a chegada da safra e com ela a queda do preço? Cada promoção no varejo, que já começou,  será um duro golpe nos profetas do apocalipse.

A maior parte desses “profetas” são  ex-ministros da era FHC e ex-presidentes do BC, hoje travestidos de consultores, que prescrevem juros altos como único remédio para combater a inflação. Gente que forrou os bolsos com os 45% da Selic, alcançados no segundo mandato de FHC.

Não que a equipe econômica esteja desatenta à necessidade de ajustes. O Banco Central elevou em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic. Mesmo com a correção, os juros seguem os mais baixos da história recente.

A inflação é mais cruel dos impostos, porque pune os mais pobres. O BC está certo em sinalizar que, se necessário, voltará a elevar a taxa.  A fórmula, contudo, exige moderação no uso. O atual governo está consciente de que excesso desse remédio pode matar o paciente.

Por isso, quem apostar no fracasso da política econômica vai perder a oportunidade de faturar alto com a nova classe média e os milhões de brasileiros recém-chegados, com toda a força, aos poderes do crédito e do ganho de renda. A prioridade para o trabalhador chegou para ficar.

André Ceciliano é deputado estadual e líder do PT na Alerj. 

__________________________
Publicado pelo jornal “O Dia” no dia 10 de maio de 2013.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Presidenta do PT diz que papel do ex-secretário de Assuntos Federativos vai além da sua

Lei determina a instalação de composteiras orgânicas nas escolas e foi proposta através da plataforma

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano

Fotos: Antônio Pinheiro O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrastou uma multidão pelas ruas