Em clima de muita emoção, o Prêmio Paulo Freire foi entregue, na noite desta segunda-feira (13/12), a 23 profissionais da Educação que desenvolveram iniciativas inovadoras mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia do coronavírus. A homenagem foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a edição deste ano marca as comemorações do centenário do patrono da Educação brasileira.
“O objetivo é reconhecer ações que sejam importantes para a promoção da educação, da ciência e da tecnologia em nosso estado, projetos que contribuem para a redução das desigualdades sociais por meio do processo de aprendizagem. É importante que haja acesso à educação de qualidade, que se prepare para o exercício da cidadania, para o mercado e para o futuro”, afirmou o presidente da Comissão de Educação da Alerj, o deputado Flávio Serafini (PSol), que conduziu a sessão ao lado do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, deputado Waldeck Carneiro (PT).
Um dos destaques desta edição é o projeto político-pedagógico “Educação Antirracial”, desenvolvido na Escola Municipal Tiradentes, em Magé, na Baixada Fluminense. Ao receber a homenagem, a professora Emanuelle Medela de Albuquerque Mendes lembrou a memória da escritora negra Carolina Maria de Jesus, uma catadora de papel cujos livros foram publicados em mais de 40 países e em 14 línguas. “Carolina lutou por uma sociedade de igualdade”, disse a professora.
Premiada na categoria “Ensino a Distância” com o projeto “E a voz da família no Sistema Remoto e no Ensino Híbrido na Rede Municipal de São Gonçalo?”, a professora Rejane Baptista do Nascimento contou que esta foi a primeira vez, em 21 anos no magistério, que teve que alfabetizar alunos remotamente.
Na experiência de todos os premiados, a narrativa foi de muita luta e valorização das conquistas. Agraciado na modalidade “Educação de Jovens e Adultos”, com o projeto “Memórias literárias: estreitando laços e resgatando histórias”, o professor Carlos Henrique Patrício disse que trabalhar com esse público tem sido uma grande recompensa.
“Passamos 2020 no apagão e estamos encerrando um 2021 iluminado. Esta é a maior experiência da minha vida profissional. Levar a leitura dinamizada para jovens e adultos. Um senhor de mais de 70 anos escreveu em letra bastão: ‘Eu amo o meu professor”, contou Patrício.
Roseli Sobreira Borego fez um desabafo ao receber o prêmio na categoria “Educação Especial”. “Infelizmente na educação inclusiva, ainda há muitas barreiras a romper todos os dias. Não é um apêndice da educação, e é com ela que vamos transpor todas as barreiras”, disse, convidando o público a vivenciar a “alteridade”, que é a capacidade de reconhecer as diferenças.
O prêmio contemplou ações desenvolvidas nas áreas de projeto político-pedagógico; experiência pedagógica com alunos do Ensino Fundamental; da Educação Especial; da Educação de Jovens e Adultos; do Ensino Médio, do Ensino Superior e do Ensino a Distância; além de experiências pedagógicas nas áreas de Ciência e Tecnologia e de Educação Popular.
Desafios na educação em meio à pandemia
O deputado Waldeck Carneiro lembrou que a honraria ganha ainda mais relevância este ano ao reconhecer o trabalho de profissionais durante a pandemia do novo coronavírus. “Por meios remotos, híbridos ou presenciais, eles reinventaram a pedagogia sob as condições mais adversas para fazer essa travessia”, pontuou.
Representando o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, a subsecretária de Ensino, Ana Valéria Dantas, destacou a iniciativa da Alerj. “É muito importante premiar a docência, um ofício singular que tem seu cotidiano permeado de desafios”, disse.
A presidente da União Estadual dos Estudantes, Isabelle Patrício Bezerra, também enalteceu o papel dos profissionais de Educação neste momento de crise sanitária. “O estudo remoto foi muito difícil para nós, estudantes, e os professores não desistiram da gente”, comentou.
Homenagens póstumas a vítimas da Covid
Antes da premiação, foram lembrados professores que morreram de covid-19: Carla Musa e Claudete Barros receberam a Moções de Aplausos e Congratulações in memorian; e Claudio Meneguelli, Jorge Najjar e Lucindo Ferreira da Silva Filho, a Medalha Tiradentes. A viúva de Lucindo fez um depoimento emocionado, ao lembrar de sua luta pela educação inclusiva.
O pesquisador da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Claudio Landin, foi um dos homenageados com a Moção de Aplauso. Ele integra grupo de pesquisadores que, por crítica à falta de investimentos no setor, se recusou a receber a mais alta comenda científica do Brasil oferecida pelo Governo Federal.
Conheça os projetos e profissionais vencedores, em suas respectivas categorias:
I – Projeto Político-Pedagógico
Projeto Ser e Pertencer
Autora: Daniela Azini Henrique
Educação Antirracista
Autora: Emanuelle Medela de Albuquerque Mendes
II – Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental
Projeto Inclusive: Um olhar sobre a inclusão na Pandemia
Autora: Vilma Soares de Souza Almeida
Tecnologia da Afetividade
Autora: Marcia Ribeiro Joviano
E a voz da família no Sistema Remoto e no Ensino Híbrido na Rede Municipal de São Gonçalo?
Autora: Rejane Baptista do Nascimento
Itaitindiba “táon” com o Meio Ambiente
Autora: Adriana Gonçalves Pereira
III – Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado na Quarentena: unir forças e adicionar possibilidades para romper a barreira do isolamento (2020/2021)
Autora: Roseli Sobreira Borego
e-Surdolimpíadas
Autor: Leonardo Conceição Gonçalves
IV – Experiência Pedagógica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos
Memórias literárias: estreitado laços e resgatando histórias
Autor: Carlos Henrique Patrício
Musicalidade, expressão artística, esperança e matemática
Autora: Joyce Martins de Castro dos Santos
V – Experiência Pedagógica no Ensino Médio
Arte – Educação em Tempos de Pandemia
Autora: Maria das Graças Teixeira Braga
Sala de Aula Invertida
Autor: Fernando Batista da Rocha
Meninas Olímpicas do Preventório para a História: a educação possível e de qualidade
Autor: Cícero Avelino da Silva
VI – Experiência Pedagógica no Ensino Superior
AnimaGeo – Festival de Animação Geológica
Autor: Vitor Manoel Rodrigues do Nascimento
Os Sons da Educação do Brasil
Autor: André Bocchetti
VII – Experiência Pedagógica no Ensino a Distância
Ciclo de Atividades Pedagógicas Protagonizadas por licenciandos em Ciências Biológicas EaD UERJ/CEDERJ
Autor: Anderson dos Santos Portugal
HRD English Course CEFET/Maria da Graça
Autor: Lesliê Vieira Mulico
VIII – Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia
Fenomenologia BoaMática: Ressocializando Jovens através da Ciência (STEM) – A Pandemia tem cor e gênero?
Autora: Vanessa Balbina da Silva Lopes Miguel
Clube de Ciências Brasil França
Autor: Alberto Alexandre Lazzaroni
Desafio 4X4
Autor: Fabiano Rapozo de Carvalho
IX – Experiência Pedagógica na área da Educação Popular
Projeto Além do Morro/Mutirão do Bem Viver/SOS Emprego
Autor: Hugo Alaor Vigor
Projeto Esperançar
Autor: Searon de Moraes Cabral
X – Experiência Pedagógica no Ensino Técnico (Regular, Concomitante e/ou Subsequente)
Não houve projetos selecionados
XI – Experiência Pedagógica na área da Educação do Campo
Não houve inscritos