Alerj votará elevação de comarcas de Barra Mansa e Resende

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), recebeu do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos Figueira, nesta quarta-feira (24/11), a proposta de um projeto de lei que prevê a elevação das comarcas de Resende e Barra Mansa à Entrância Especial. A mensagem do Judiciário deverá ser votada pela Casa na próxima terça-feira (30/11). O Órgão Especial do TJ-RJ aprovou a alteração, no último dia 22.

Na reunião, Ceciliano destacou o momento único vivido no Estado do Rio, com a harmonia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “O Ministério Público está fazendo o seu papel, investigando e denunciando; o Judiciário julgando, o Executivo e a Alerj atuando. Cada um fazendo o seu papel e todo mundo querendo o melhor para o nosso estado”, destacou.

A cerimônia contou com a presença dos prefeitos de Resende, Diogo Balieiro Diniz, e de Barra Mansa, Rodrigo Drable; dos deputados Marcelo Cabeleireiro (DC) e Noel de Carvalho (PSDB); do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Luciano Bandeira, além de juízes, advogados e outros representantes da região Sul Fluminense.

Com a medida, autorizada pelo TJ apenas a municípios com mínimo de cinco varas e 130 mil habitantes, as duas comarcas serão reestruturadas e passam a contar com mais pessoal, melhorando a qualidade dos serviços da Justiça para a população. Os juízes que ocupam as varas também recebem uma promoção, garantindo sua fixação na região e a progressão na carreira.

A mudança no status das comarcas de Resende e Barra Mansa não acarretará em mais custos para o Judiciário, atendendo aos limites impostos pela Lei de Recuperação Fiscal e pelo Regime de Recuperação Fiscal, ao qual o Estado do Rio está submetido. De acordo com o TJ-RJ, o Estado do Rio de Janeiro hoje possui 92 municípios e 81 comarcas instaladas, sendo 65 de Entrância Comum e 16 de Entrância Especial.

“A elevação de comarca é um pleito justo que foi amplamente reconhecido pelo Tribunal e que retrata a pujança e a força dos municípios do Sul Fluminense, que tão bem administrados, têm crescido tanto em nosso estado. O projeto é um reconhecimento ao bom trabalho realizado pelos juízes na região”, afirmou o desembargador Henrique Carlos Figueira.

O deputado Marcelo Cabeleireiro agradeceu ao presidente do TJ pelo empenho em aprovar a elevação das duas comarcas, que era um pleito antigo de advogados da região. “Sou advogado e me senti na obrigação de atuar nesse sentido”, disse o deputado, que há dois anos apresentou projeto de lei nesse sentido.

O deputado e ex-prefeito de Resende, Noel de Carvalho, também atuou para beneficiar o Judiciário naquele município. “O presidente da Alerj saberá conduzir com muita competência essa votação e acreditamos que o projeto será aprovado. A elevação das comarcas de Resende e Barra Mansa vai fazer muito bem às comunidades do Sul Fluminense”, disse.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Presidenta do PT diz que papel do ex-secretário de Assuntos Federativos vai além da sua

Lei determina a instalação de composteiras orgânicas nas escolas e foi proposta através da plataforma

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano

Fotos: Antônio Pinheiro O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrastou uma multidão pelas ruas