André Ceciliano assina carta de compromisso com a pauta LGBTI+ no Senado

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O candidato a senador pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), André Ceciliano (PT), visitou a sede do Grupo Arco-Íris, entidade de defesa dos direitos da população LGBTI+, nesta quarta-feira (24/08). Ao lado de Jandira Feghali (PCdoB) e Verônica Lima (PT), o candidato assinou um documento de compromisso à pauta da diversidade em Brasília. A carta foi elaborada pela  Aliança Nacional LGBTI+ e faz parte do programa Voto com Orgulho.

No encontro, André ressaltou a importância de avançar na pauta para a população LGBTI+ em todo o país e destacou avanços no estado do Rio. 

“Quando o Brasil inteiro retroagia nas pautas da população LGBTI+ e o bolsonarismo veio com força para dentro do parlamento, nós avançamos e aprovamos leis importantes para a população LGBTI+. O Rio Sem LGBTfobia virou um programa de Estado e não mais de governo. A gente também aprovou o Prêmio Mariele Franco, uma medida importante em uma Alerj sob tiro,  porrada e bomba. Vocês podem contar sempre comigo”, prometeu o candidato. 

O evento aconteceu na sede do grupo, no centro do Rio, cedida por 60 anos pelo Governo do Estado após articulação do André, como presidente da Alerj, e do deputado estadual Carlos Minc (PSB). O prédio funciona como um centro de acolhimento à população, com apoio jurídico e psicológico e atividades de formação profissional.

Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Iris de Cidadania LGBTI+ e diretor de Políticas públicas da Aliança Nacional LGBTI+, destacou a importância da articulação do André como presidente do Legislativo.

“Se não fosse o André organizando a engrenagem chamada Assembleia, a gente não teria avançado nas pautas LGBTs e de Direitos Humanos. Diversos projetos foram aprovados e o Rio de Janeiro se tornou o estado com mais leis de proteção à população LGBT do Brasil. Ele apoiou esses projetos e articulou por dentro, nas bancadas dos partidos, a aprovação dessas medidas”, disse.

Outra importante medida que foi aprovada durante a gestão de André à frente da Alerj  foi a Lei 9.720/22, que ampliou o número de passagens gratuitas nos transportes estaduais para pacientes com doenças crônicas, dentre eles pacientes com HIV / Aids. 

André também recebeu o apoio de Indianarae Siqueira, ativista que pleiteia uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Partido dos Trabalhadores.

“Temos que lembrar que as nossas pautas se refletem nas nossas lutas diárias. E elas vão ganhar mais espaço com André senador e com uma bancada de parlamentares que defenda a gente, que defenda o nosso povo”, disse.

Também participaram os candidatos ao Legislativo estadual Kawan Lopes e Dora e da candidata à deputada federal Camila Marins, todos do PT. 

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Presidenta do PT diz que papel do ex-secretário de Assuntos Federativos vai além da sua

Lei determina a instalação de composteiras orgânicas nas escolas e foi proposta através da plataforma

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano

Fotos: Antônio Pinheiro O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrastou uma multidão pelas ruas