O Partido dos Trabalhadores (PT) espera receber pelo 20 mil pessoas no ato com o ex-presidente Lula que acontece na Cinelândia, no centro do Rio, nesta quinta-feira (7). A estimativa foi apresentada pelo deputado André Ceciliano (PT), pré-candidato ao Senado Federal, durante entrevista para o Jornal PT nesta manhã. No palanque, além de Lula e Ceciliano, estarão o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o pré-candidato ao governo do Estado Marcelo Freixo.
O evento vai consolidar o apoio do ex-presidente às candidaturas da coligação PT-PSB no Rio de Janeiro. “Aqui no Rio, nós temos inúmeras famílias passando fome, morando embaixo de marquises, e nós sabemos que essa crise vem de cima. O momento de mudar essa realidade é agora, com as eleições. Precisamos trazer de volta aquele que tirou mais de 35 milhões da linha da pobreza e gerou mais de 20 milhões de empregos”, disse o pré-candidato.
Lula chega à cidade às 11h30 no Aeroporto Internacional Tom Jobim e tem, às 16h, um encontro com representantes de universidades para discutir os cortes de verba dos últimos anos. “Só a UFRJ perdeu mais de 50% do seu orçamento entre 2015 e 2022. Ela tem recursos para funcionar só até agosto. A UFRJ é a maior universidade do Brasil, com 65 mil alunos, e é fundamental para o Rio e para o Brasil”, comentou Ceciliano.
Em seguida, às 18h, Lula, Alckmin, Freixo e André seguem para um encontro com lideranças culturais na quadra da Escola de Samba Unidos da Tijuca. Veja como se credenciar para os eventos.
Na entrevista, Ceciliano ainda destacou a aprovação de leis de sua autoria, dentre elas as que obrigam o Estado a conceder uma reparação financeira às Mães de Acari e aos filhos dos pacientes com hanseníase que foram afastados das famílias até meados da década de 1980; e a que cria o programa de transferência Supera RJ.