O presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano (PT), pré-candidato ao Senado, esteve nesta terça (21/07) com cerca de 300 taxistas que integram a Aerocoop, cooperativa que atua no Aeroporto do Galeão. Ceciliano estava ao lado do vereador Lindberg Farias (PT), pré-candidato a deputado federal. Prejudicados pela alta do preço do combustível, pela crise econômica e pelo esvaziamento do Aeroporto do Galeão, os taxistas pediram apoio á categoria. E criticaram o mandato do senador Romário (PL), que, segundo eles, não legislou pela categoria.
-Em 2019, o aeroporto recebia 13.655 voos por dia. Em 2022, chega a 2.822. Os voos foram transferidos para o Santos Dumont. Ocorreu uma covardia com os taxistas do Galeão. Além disso, já tivemos 25 mil empregos diretos lá. Hoje não passam de cinco mil. Defender o Galeão é defender o estado do Rio – discursou o deputado, em Ramos, Zona Norte do Rio.
Ceciliano afirmou que a pista de pouso do Aeroporto Santos Dumont tem apenas 1,3 km. E a do Galeão, 4 km. Para eleé preciso voltar a estimular uso do Galeão. Ao fazer a defesa, foi aplaudido pelos taxistas.
-Quero ser o senador representante de todos vocês. Não serei um senador que não vai ficar na praia jogando. Vamos de táxi para Brasília! – brincou.
Presidente da cooperativa Aerocoop, Ricardo Vilella foi taxativo:
-O Romário (pré-candidato do PL à reeleição) virou as costas para nós.
O deputado citou ainda a lei que permite à Agência Estadual de Fomento (Age-Rio) a concessão de empréstimos de R$ 50 mil reais, para pagamento em dez anos, com carência de um ano.
-Seremos, em Brasília, defensores dos taxistas – completou Lindberg.
Presidente da cooperativa Aerocoop, Ricardo Vilella foi taxativo:
-O Romário (pré-candidato do PL à reeleição) virou as costas para nós.