Conheça as ações coordenadas pelo presidente da Alerj para enfrentar o novo coronavírus e ajudar a população do estado nesse momento difícil.
NA LINHA DE FRENTE DO COMBATE AO CORONAVÍRUS
Ao ser informado no início de março sobre a circulação comunitária – de pessoa para pessoa – do novo coronavírus, o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, reuniu todos os deputados e antecipou medidas de prevenção.
A Alerj foi uma das primeiras Casas Legislativas do Brasil a adotar normas de enfrentamento à pandemia tendo como base as recomendações da Organização Mundial de Saúde(OMS) pelo distanciamento social e cuidados com a higiene.
Em 17 de abril, Ceciliano recebeu diagnóstico positivo para a Covid-19. Mesmo em isolamento social, ele manteve os trabalhos da Alerj em funcionamento, de forma remota e em sessões virtuais.
Já liberado para os trabalhos, André Ceciliano comandou videoconferências com representantes do Governo do Rio, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado para debater a questão do atendimento aos infectados e propostas para reduzir os impactos da pandemia na economia do Rio.
Uma das propostas apresentadas por Ceciliano nas reuniões foi a possibilidade de o Estado alugar leitos na rede privada para atender os infectados.
As audiências públicas também tiveram prosseguimento na Casa, de forma virtual, entre elas, as que debateram o desconto nas mensalidades escolares das instituições privadas durante a pandemia.
As sessões plenárias também seguem por videoconferência, algumas contam com a presença do presidente e dos deputados em plenário.