Nise da Silveira entra para o Livro de Heróis e Heroínas do Rio de Janeiro

Compartilhar

A médica psiquiatra Nise da Silveira entrou para o Livro de Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (21). A inclusão foi proposta pelo deputado André Ceciliano (PT), através da Lei 9.800/22, sancionada nesta manhã pelo governador Cláudio Castro. O livro contempla personalidades que tenham contribuído para a defesa, o progresso ou desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, do Brasil ou da Humanidade.

“Nise foi uma das primeiras mulheres no Brasil a se formar em medicina e revolucionou a psiquiatria no país. Seu trabalho e ideias inspiraram a criação de museus, centros culturais e instituições terapêuticas similares às que criou em diversos estados do Brasil e no exterior. Por sua trajetória e importância na evolução do tratamento psiquiátrico, Nise deve ser reconhecida como heroína pelo Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Ceciliano.

A médica Nise Magalhães da Silveira – que morreu aos 94 anos, em 1999 – é reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, tendo revolucionado o tratamento mental no Brasil. Nise manifestou-se radicalmente contra as formas que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Alagoana, Nise dirigiu a seção de terapia ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, no Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, de 1946 a 1974.

 

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Encontro será no Centro Social São Vicente (Patronato), em Nova Iguaçu Nesta quarta-feira (2), às

Paes, Benedita e mais de 2 mil apoiadores estiveram presentes em reunião na Baixada Fluminense,

Candidato ao Governo do Estado, Paes, destacou a experiência de André e pediu votos para

Na próxima segunda-feira (21), às 19h, o candidato a deputado estadual André Ceciliano realizará um

Ex-prefeito do município destacou a parceria construída com o ex-presidente da Alerj durante sua gestão

Encontro abordou orçamento da instituição, valorização dos defensores e fortalecimento da atuação da Defensoria Pública

Encontro teve participação de jovens da Banda Municipal de Itaguaí (BAMITA) e debateu políticas de