SPUTINK – O ato na Cinelândia: uma eleição fluminense

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
No Brasil, a eleição presidencial guarda algumas particularidades para cada estado. Muitos dizem que Minas Gerais, por exemplo, é um estado-pêndulo: quem ganha lá (o maior colégio eleitoral do país) leva o Brasil. Por não se tratar de uma ciência exata, o Rio de Janeiro também tem um peso importante para o pleito presidencial de 2022.
Para a pesquisadora Carolina Botelho, “o Rio de Janeiro, historicamente, cumpre uma função política importante, com manifestações pela democracia que ocorreram logo após o período de redemocratização”. Segundo ela, “a cidade simboliza um lugar onde lutas pela democracia estão sendo travadas“.
A “recuperação da democracia” é uma das principais bandeiras da coligação Vamos Juntos pelo Brasil. A deputada Zeidan explicou que “o Rio de Janeiro é fundamental para a consolidação da campanha do Lula, para o fortalecimento do projeto petista de governar”. Ela citou como exemplo “uma das prefeituras mais importantes do país em termos de políticas públicas, que é Maricá”, reduto petista há muitos anos.
André Ceciliano, por sua vez, sustenta que o Rio de Janeiro “é o berço do bolsonarismo, por isso é fundamental que a gente o derrote aqui, onde nasceu o ovo da serpente, que está causando tanto mal ao Brasil”. Essa opinião foi partilhada por Tainá de Paula, que disse: “Quando se fala em derrotar o bolsonarismo, essa cidade foi onde esse fenômeno nasceu e deve ser onde o mesmo será derrotado“.

 

* Publicado no site Sputink em 06/07/2022

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Presidenta do PT diz que papel do ex-secretário de Assuntos Federativos vai além da sua

Lei determina a instalação de composteiras orgânicas nas escolas e foi proposta através da plataforma

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano

Fotos: Antônio Pinheiro O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrastou uma multidão pelas ruas

O Circo Voador, na Lapa, ficou lotado na noite desta quinta-feira (06/10), em um ato

Em clima festivo, o candidato ao Senado pela Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), André Ceciliano,

Foto: Reprodução / Instagram O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), votou na manhã deste