Presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e pré-candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores, o deputado André Ceciliano recebeu o Título do Mérito Político de Macaé nesta sexta-feira (29), data em que o município comemora 209 anos desde sua fundação. Ao todo, 88 personalidades políticas foram homenageadas durante a sessão solene na Câmara dos Vereadores do município.
“Essa é uma homenagem que não está sendo entregue só a mim, mas a todos os deputados da Assembleia Legislativa. Há alguns anos que estamos vivendo um outro momento na Casa, com diálogo entre os parlamentares e entre os poderes constituídos”, disse Ceciliano, relembrando a crise vivida pelo Estado em 2017, quando a Alerj foi palco de protestos dos servidores contra o atraso no pagamento dos salários devido à crise financeira.
Ele também destacou medidas que estão sendo tomadas na Assembleia Legislativa para o crescimento econômico de toda a região do Norte fluminense, dentre elas o regime tributário de atração de termelétricas, criado pela Lei 9.214/21. “Os próximos leilões serão em agosto, setembro e novembro e tenho defendido que essas termelétricas fiquem no nosso estado. Podemos ter cinco termelétricas na região, em especial em Macaé”, comentou.
Ceciliano defendeu que o Rio de Janeiro é o local ideal para instalação das termelétricas, que usam o gás natural como matéria-prima. Hoje, o estado é responsável pela produção de mais de 70% do gás natural extraído em todo o país. “Por lei, o Congresso Nacional aprovou a construção de oito mil megawatts no centro oeste, nordeste e norte. Isso é um absurdo porque retira, através de uma lei, a competitividade natural do nosso estado”, criticou.
A homenagem foi proposta pelo presidente da câmara, Nilton Cesár (PROS), e o vereador Rond Macaé (Patriota).
Homenagem em Rio das Ostras
Macaé foi o segundo município a homenagear o trabalho do deputado André Ceciliano nesta semana. Na última quarta (27), a Câmara dos Vereadores de Rio das Ostras concedeu a Ceciliano uma Moção de Congratulações e Aplausos pelo trabalho do deputado à frente da Assembleia Legislativa do Rio.
“Eu venho da região metropolitana, da Baixada Fluminense, mas sei o quanto as outras regiões do Rio de Janeiro são fundamentais para o nosso estado. Eu trabalho para ajudar cada município a se desenvolver, gerar empregos e crescer”, agradeceu na ocasião.