Ceciliano defende regulamentação da tecnologia 5G em evento de inovação

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Encontro marcou entrega, pela Casa, do título Benemérito do Estado do Rio à empreendedora Camila Farani.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), defendeu a regulamentação da tecnologia 5G durante o Rio Innovation Week, maior evento de inovação da América Latina, que está sendo realizado no Jockey Clube do Rio.  O discurso de Ceciliano aconteceu em encontro nesta sexta-feira (14/01) com mais de 90 prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, empresários e políticos, e que marcou a entrega do Título Benemérito do Estado do Rio de Janeiro à empresária carioca Camila Farani, considerada uma das maiores investidoras-anjo do país.

“É uma honra estar presente nesse evento homenageando a Camila e discutindo o futuro do Rio. Estamos em uma janela de oportunidades e acredito que o investimento em tecnologia 5G é fundamental para iluminar todo o Estado do Rio. Já aprovamos lei na Alerj sobre o tema e as câmaras municipais têm que regulamentar o tema para o estado sair na frente”, afirmou Ceciliano. A lei aprovada na Alerj é a 9.151/20, que instituiu o programa de estímulo à implantação de tecnologias de conectividade móvel.

Ceciliano também citou em seu discurso o Fundo Soberano, aprovado pela Alerj, com o intuito de captar investimentos estruturantes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Em 2021, Ceciliano inclusive rodou o interior do estado para apresentar o Fundo e entender os principais gargalos da economia das regiões.

“Estávamos há muito tempo sem discutir o desenvolvimento do Rio. Fomos para o interior e muito se falou da tecnologia 5G. Agora, este evento de inovação também é fundamental por unir empresários e investidores. É importante tirar as ideias do papel, como escutei aqui no evento ‘vai e faz’. Sabemos que a burocracia é grande e não podemos ficar paralisados”, concluiu o presidente da Alerj.

Organizador do Rio Innovation Week, o empresário Fábio Queiroz afirmou que a união entre o Poder Público e o setor privado é fundamental para gerar inovação. “Nós queremos discutir o futuro e o maior consumidor de tecnologias é o Poder Público. É preciso discutir as cidades inteligentes, por exemplo, o futuro é tecnológico e precisamos dessa união entre o público e o privado para garantirmos os empregos e os investimentos”, declarou.

Título Benemérito

O encontro foi de homenagem à empresária Camila Farani, que começou a empreender há 24 anos. Ela é sócia de 45 empresas que juntas empregam mais de 21 mil pessoas. Camila é conhecida por ser sócia-fundadora da G2 Capital, empresa focada em tecnologia. Ela é uma das maiores investidoras-anjo do país, investindo em startups com alto potencial de crescimento. Camila também é fundadora da Ela Vence, plataforma para o desenvolvimento de lideranças femininas, e também trabalha como colunista do Estado de São Paulo e da Forbes.

O Título Benemérito foi aprovado na Alerj através da Resolução 682/21, de autoria de André Ceciliano em conjunto com a deputada Martha Rocha (PDT). Segundo Camila Farani, esta foi a maior homenagem de sua carreira.

“Quando comecei, não tinham associações comerciais com conselhos de mulheres; na Firjan não havia conselho de mulheres. Não tinham deputados defendendo a causa, como André Ceciliano e Martha Rocha. Isso é um processo histórico e de pessoas que ajudaram a chamar a responsabilidade para si e falarem mulheres, vocês também podem empreender. Independentemente do que aconteça, a mulher pode fazer acontecer. Nunca se falou tanto de empreendedorismo feminino. Hoje, 48% das empresas abertas são lideradas por mulheres, de acordo com o Sebrae. Isso me enche de orgulho e de realização”, disse a empresária.

Já Martha Rocha destacou que Camila é uma das 500 personalidades da América Latina. “Quando olhamos a trajetória da Camila, vemos o seu esforço de fortalecer pequenos negócios. Ela tem uma atuação digital, inclusiva, transparente, verde e feminina. Muito bom que a rede empreendedora do país pense nas mulheres. Hoje, um terço das mulheres brasileiras são mães solo. Isso quer dizer que as famílias dependem, exclusivamente, dos salários dessas mulheres”, ressaltou a parlamentar.

Também estiveram presentes ao evento o primeiro vice-presidente da Alerj, deputado Jair Bittencourt (PP), e o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Ceciliano defendeu o protagonismo das universidades para recuperação econômica do Rio As ações do presidente

A Comissão Especial de Acompanhamento do Programa Supera RJ, criada pela Assembleia Legislativa do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT),

Comissão Parlamentar de Inquérito, presidida pelo deputado Luiz Paulo, vai analisar o compromisso de pagamento

Estado pode ser o primeiro da federação a possuir um plano regional. Medida pretende atrair

 Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (10/05), o Projeto

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano