Movimento “Todos pela Educação” é recebido na presidência da Alerj

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), recebeu, nesta sexta-feira (06/05), integrantes do Movimento Todos Pela Educação, organização não-governamental que busca melhorar a qualidade da educação básica no país. A conversa com o líder de Relações Governamentais da entidade, Lucas Fernandes Hoogerbrugge, foi sobre as formas de financiar os necessários investimentos em Educação.

Para Ceciliano, a aplicação direta de receitas, como as de repasses do petróleo, seria uma forma de os municípios terem recursos para financiar, por exemplo, projetos de reforço da alimentação escolar – reduzindo a evasão e melhorando o aprendizado. Ele também citou como prioritária a universalização da educação infantil.

“A melhor forma é usar os recursos da partilha de royalties do petróleo e repartir como cota-parte do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O ideal é investir dinheiro na ponta. É um capital rápido e novo. Pegar o dinheiro do leilão do petróleo e injetar ‘na veia’. Existem várias formas de se obter recurso novo. A palavra é comprometimento, tudo é comprometimento”, afirmou.

Hoogerbrugge destacou o papel do Governo estadual no apoio aos municípios, na promoção da educação infantil. “Muita coisa se pode fazer com pouco dinheiro, como percebemos em estados como Ceará e Pernambuco. No Rio de Janeiro os resultados não são bons. Um dos desafios é ter bons gestores, o governo estadual deve apoiar os municípios com a primeira infância. A aprendizagem deve estar sempre em primeiro lugar”, ressaltou.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

O deputado André Ceciliano (PT) cumpriu uma extensa agenda política nesta segunda-feira (16/5) nas cidades

Ceciliano defendeu o protagonismo das universidades para recuperação econômica do Rio As ações do presidente

A Comissão Especial de Acompanhamento do Programa Supera RJ, criada pela Assembleia Legislativa do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT),

Comissão Parlamentar de Inquérito, presidida pelo deputado Luiz Paulo, vai analisar o compromisso de pagamento

Estado pode ser o primeiro da federação a possuir um plano regional. Medida pretende atrair

 Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (10/05), o Projeto