Personalidades do samba são homenageadas pela Alerj

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT) e a deputada Renata Souza (Psol) participaram da solenidade de entrega de Prêmio Dandara e do Diploma Abdias do Nascimento a personalidades importantes do cenário do samba Fluminense. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (24/03), durante o evento “Nosso Samba Tá Na Rua”, na Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro.

O presidente da Casa lembrou do simbolismo que a Praça Tiradentes tem para o estado. “Esse lugar tem uma história imensa, muita coisa já aconteceu aqui, inclusive manifestações memoráveis. Hoje o motivo desse encontro é para homenagear personalidades do samba. Em coautoria com a deputada Renata Souza (PT), entregaremos o Diploma Abdias do Nascimento ao sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, autor do popular ‘Canto de Liberdade’. Por isso eu digo, hoje é uma noite de alegria”, afirmou Ceciliano.

Dentre os homenageados da noite, o sambista e cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebeu o Diploma Abdias do Nascimento e agradeceu o reconhecimento ao seu trabalho: “Receber uma homenagem da deputada Renata e do deputado Andre Ceciliano, justamente por ser do samba, que é o que há de mais bonito e de mais forte da cultura africana nesse país, me deixa muito lisonjeado. Abdias do Nascimento foi um grande homem para nossa nação e ter meu trabalho lembrado através desse diploma só me faz ter mais certeza de estar no caminho certo”.

Ícone do samba carioca e pastora da Velha Guarda da Portela, Tia Surica; a cantora e compositora, Teresa Cristina; e a idealizadora do Projeto Criolice, Rose Maciel; receberam o prêmio Dandara. O sambista e compositor, Zé Luíz Ferreira do Império Serrano, também recebeu o Diploma Abdias do Nascimento. Representantes do Cordão do Boitatá, que recentemente foi declarado como Patrimônio Imaterial Cultural do Estado, e do GRES Gato de Bonsucesso, também foram lembrados durante o evento.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

André Ceciliano anunciou que vai se reunir com o Ministério Público e que estuda propor

Através da Lei 9.515/21, parlamento doou R$ 20 milhões pra restruturação do arquivo municipal e

Embora o Rio de Janeiro produza quase 70% do gás natural do país, Governo federal

A histórica Fazenda Campos Novos fica localizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O

O deputado André Ceciliano (PT) cumpriu uma extensa agenda política nesta segunda-feira (16/5) nas cidades

Ceciliano defendeu o protagonismo das universidades para recuperação econômica do Rio As ações do presidente

A Comissão Especial de Acompanhamento do Programa Supera RJ, criada pela Assembleia Legislativa do Estado