Prêmio Nise da Silveira é aprovado na Alerj

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prêmio Nise da Silveira, para distinguir pessoas e instituições que se destaquem nos movimentos sociais, na gestão, na atuação profissional e na atividade científica e tecnológica, na área de saúde mental, será instituído no Estado do Rio.

É o que determina o projeto de resolução 363/19, dos deputados André Ceciliano (PT), Waldeck Carneiro (PT), Flávio Serafini (PSol) e Carlos Minc (PSB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (01/12), em discussão única. O texto será promulgado pelo presidente da Alerj e publicado no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

Segundo o texto, o prêmio será concedido pelo Parlamento Fluminense anualmente a até oito agraciados(as), sendo, no máximo, dois em cada categoria. A Comissão de Saúde, a Comissão de Ciência e Tecnologia e a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, enquanto esta estiver em funcionamento, designarão, a cada ano, Comitê de Avaliação, formado por três especialistas na área de saúde mental, para avaliar as candidaturas ao Prêmio Nise da Silveira.

As categorias em disputa serão: atuação em movimentos sociais na área de saúde mental; atuação em gestão na área de saúde mental; atuação profissional na área de saúde mental; atuação em ciência, pesquisa e produção de inovação tecnológica na área de saúde mental. A solenidade da premiação será realizada anualmente no mês de outubro.

Nise da Silveira

Nise da Silveira foi uma médica psiquiatra alagoana (1905-1999), que implementou a Terapia Ocupacional no tratamento psiquiátrico. A médica possibilitou que as artes plásticas fossem o canal de comunicação com os pacientes esquizofrênicos graves, que não se comunicavam verbalmente. As obras produzidas por eles davam “voz” aos conflitos internos que viviam. Este trabalho pioneiro está registrado no Museu das Imagens do Inconsciente, no bairro do Engenho de Dentro, Cidade do Rio de Janeiro.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Ceciliano defendeu o protagonismo das universidades para recuperação econômica do Rio As ações do presidente

A Comissão Especial de Acompanhamento do Programa Supera RJ, criada pela Assembleia Legislativa do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT),

Comissão Parlamentar de Inquérito, presidida pelo deputado Luiz Paulo, vai analisar o compromisso de pagamento

Estado pode ser o primeiro da federação a possuir um plano regional. Medida pretende atrair

 Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (10/05), o Projeto

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano