André e Freixo visitam estaleiro em Niterói e defendem retomada da indústria naval

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O candidato ao Senado pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), André Ceciliano, visitou um estaleiro na cidade de Niterói nesta quarta-feira (17) com o candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo. Em conversa com os trabalhadores, eles defenderam o cumprimento da política de conteúdo local para retomada dos empregos da indústria naval. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), mais de 80% dos empregos do setor no país foram perdidos desde 2014.

“O estado do Rio de Janeiro já foi o segundo maior polo da indústria naval do mundo, na década de 1970. O presidente Lula já falou que vai exigir que as petroleiras tenham conteúdo local para retomar o crescimento da nossa indústria. Com Lula na presidência, com Freixo no governo do Estado e comigo no Senado, vamos exigir o cumprimento dessa medida para que a gente possa recuperar os 16 estaleiros privados e os dois públicos presentes no nosso estado”, disse André.

A política de conteúdo local consiste na exigência do uso da mão-de-obra nacional e dos estaleiros brasileiros para construção e reparo de embarcações e plataformas de extração de petróleo e gás.

“Vamos exigir também que uma parcela da frota que a Petrobras aluga, que são mais de 360 embarcações, possa fazer o reparo aqui no Rio de Janeiro. Com 20% dessas embarcações, já conseguimos recuperar os nossos estaleiros”, comentou André.

Os candidatos comentaram que o Fundo Soberano, criado através de uma emenda do André, pode ser usado como garantia para o uso do Fundo da Marinha Mercante em investimentos na indústria local. Eles ainda destacaram que a articulação entre o Senado e os governos do Estado e Federal é essencial para a retomada do setor.

“Você, André, vai ser uma pessoa fundamental no Senado para, ao lado do governo Lula, trazer esses investimentos para o Rio de Janeiro”, disse Freixo.

Freixo e André discursam para trabalhadores do estaleiro
« de 2 »

Descumprimento do conteúdo local

Atualmente, as empresas têm utilizado mão-de-obra internacional, ficando sujeitas ao pagamento de uma multa. Em 2018, a Agência Nacional de Petróleo regulamentou a concessão de waivers, uma flexibilização do cumprimento do percentual de conteúdo local.

Nesta semana, a Petrobrás divulgou que a plataforma P-80, na Bacia de Santos, será construída por um grupo empresarial de Singapura e a expectativa é que as plataformas P-82 e P-83 também sejam construídas por empresas asiáticas.

Também participaram da agenda os candidatos Jandira Feghali (PCdoB), Alessandro Trindade (PT) e Dimas Gadelha (PT) — além do vice-presidente do Sinaval, Sérgio Bacci.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Presidenta do PT diz que papel do ex-secretário de Assuntos Federativos vai além da sua

Lei determina a instalação de composteiras orgânicas nas escolas e foi proposta através da plataforma

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano

Fotos: Antônio Pinheiro O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrastou uma multidão pelas ruas

O Circo Voador, na Lapa, ficou lotado na noite desta quinta-feira (06/10), em um ato

Em clima festivo, o candidato ao Senado pela Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), André Ceciliano,

Foto: Reprodução / Instagram O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), votou na manhã deste