Ministro Gilmar Mendes recebe Medalha Tiradentes da Alerj

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, com a Medalha Tiradentes – maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense -, nesta segunda-feira (13/06). A condecoração foi entregue pelo presidente da Casa, André Ceciliano (PT), e o deputado Max Lemos (Pros), autores da homenagem, e teve também a participação dos parlamentares Célia Jordão (PL) e Alexandres Freitas (Pode). Durante a sessão solene realizada no Plenário do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), Ceciliano também entregou ao ministro, juntamente com o governador Cláudio Castro, o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o presidente da Alerj destacou a luta de Gilmar Mendes em defesa do estado democrático de direito. “Tenho um profundo respeito pela sua competência e conhecimento, que ultrapassa as fronteiras do nosso país. O ministro tem um currículo excelente, além de ser um grande amigo e defensor do nosso estado, tendo inúmeras vezes ajudado o Rio de Janeiro com seus votos e decisões em momentos difíceis. Somos muito gratos, e que possamos merecer ainda mais o seu apoio e dedicação à causa pública no Brasil”, declarou Ceciliano.

Ao longo da cerimônia, foram ressaltadas inúmeras ações importantes de Gilmar Mendes na sua trajetória, como, por exemplo, o lançamento do aplicativo e-título, realizado quando ele era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2017.

De acordo com o governador Cláudio Castro, os 20 anos em que Gilmar Mendes atua como ministro do STF representam um ganho para o país. “Ele é um amigo do Rio de Janeiro, um conselheiro para os jovens políticos e tem sido, acima de tudo, um ministro pelo qual o Brasil tem que se orgulhar muito. As homenagens são poucas diante de tantos benefícios que o ministro tem feito a esta nação”, disse.

Agradecido, o ministro reconheceu a importância das figuras políticas para o exercício da democracia. “Sou muito grato a todas as personalidades que aqui estão, pois os senhores são peças fundamentais para o funcionamento do sistema democrático. Temos que valorizar isso. Esse é um grande dia para mim e para a minha família. Certamente, nós vamos ficar eternamente gratos a todos vocês da cidade e do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

Ministro recebe outras três condecorações

  • A Medalha Comemorativa dos 90 anos da Justiça Eleitoral, concedida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargador Elton Leme;
  • A Medalha Evandro Lins e Silva, concedida pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio (OAB-RJ), Luciano Bandeira;
  • O Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro, entregue pelo prefeito Eduardo Paes e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado.

Após a sessão solene, Gilmar Mendes ainda ministrou a Aula Magna aos juízes aprovados no XLVIII Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira, realizada também no Plenário do TJ-RJ.

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS NO SEU EMAIL OU POR WHATSAPP

Mais notícias

Presidenta do PT diz que papel do ex-secretário de Assuntos Federativos vai além da sua

Lei determina a instalação de composteiras orgânicas nas escolas e foi proposta através da plataforma

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano

Fotos: Antônio Pinheiro O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrastou uma multidão pelas ruas

O Circo Voador, na Lapa, ficou lotado na noite desta quinta-feira (06/10), em um ato

Em clima festivo, o candidato ao Senado pela Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), André Ceciliano,

Foto: Reprodução / Instagram O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), votou na manhã deste