A Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) será agraciada com a Medalha Tiradentes, a maior honraria do Legislativo Fluminense. A comenda será entregue pelo autor da proposta, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT). A concessão da medalha foi aprovada na última quarta-feira (01/08) no plenário da Alerj.
Ceciliano disse que a medalha é o reconhecimento da importância do trabalho de resgate e manutenção desta manifestação cultural feita pela academia. “É um pedaço da cultura nordestina no nosso estado. Hoje o Rio é formado por muitos nordestinos que fugiram da seca e tentaram a vida aqui, especialmente na Baixada Fluminense. A conservação desta cultura é fundamental”, afirmou.
A Academia Brasileira de Literatura de Cordel é a entidade literária máxima a reunir no Brasil os expoentes deste gênero típico da Região Nordeste do país. Fundada em 7 de setembro de 1988, com sede no Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa, a ABLC funciona nos dias úteis, das 9 às 18h e conta com 40 membros efetivos e mais de 13 mil títulos em seu acervo, muitos dos quais à venda em sua sede.
Severino Honorato, um dos fundadores do movimento Caravana do Cordel, definiu a honraria como um prêmio valoroso de dimensões sócio- educacional relevantes aos que prestam-se aos bons usos de uma causa como a Literatura de Cordel.